Make your own free website on Tripod.com

celulite
Home obesidade Heart stress Food cabelos conselhos

A celulite tem diversas causas e numerosas consequências inestéticas sobre a beleza do corpo.

Para combater, é necessário associar diuferentes acções de modo a obter resultados visíveis.

As causas da celulite podem ser de origem hereditária, hormonal, circulatoria, psíquica, alimentar, contribuindo também a prática ou não de uma boa higiene de vida, o dormir, a respiração e o exercícios físico.

As causas hormonal e circulatória, frequentemente associadas, são reconhecidas como predominantes na instalação da celulite.

As restantes causas, e respectivas consequências, dependem sobretudo do desejo da mulher em mudar certos hábitos de vida, não só nefastos para a beleza, mas também para o seu equilíbrio e saúde.

Origem hormonal

As hormonas exercem um papel evidente na formação da celulite.  Com efeito, a puberdade, a gravidez, a menopausa, sãoperíodos sensíveis que frequentemente provocam alterações hormonaisque favorecem o aparecimento da celulite.

Está cientificamente comprovado que os coicls hormonais da mulher são acompanhados por fenómenos de armazenamento e de eliminação de gorduras e água, em zonas localizadas.

A retenção de água é normalmente  comprovada pela sensação de inchaço, fenómeno muito feminino que ocorre periodicamente, alguns dias antes da menstruação.

Origem circulatória

Alterações da rede vascular podem estar na origem da celulite ou caso esta já exista, podem agravá-la. Os capilares danificados dificultam as trocas celulares, impedem a boa oxigenação dos tecidos, bem como a eliminação de lípidos, água e toxinas,favorecendo a formação de nódulos adiposos.

Novas descobertas científicas

A glucose entra para a célula gorda graças a transportadores específicos: os GLUT 4. Assim que o adipósito começa a armazenar muita gordura (desregulação interna ou externa), os GLUT 4 multiplicam-se conduzindo a uma maior entrada de glucose, resultando numa formação massiça de gorduras no adipócito.

Cria-se um ciclo vicioso, está-se na presença de uma celulite instalada.

Instalada em profundidade, esta celulite torna-se mais difícil de regredir  e desalojar. A celulite instalada caracteriza-se pelo aspecto acolchoado e inestética da pele e dor ao beliscar.

Ainda a agravar esta situação, quando a gordura é muitpo abunbante nas células, são enviados sinais  aos pré-adipócitos (células precursoras que não podem armazenar gordura) que se vão tornar verdadeiros adipócitos com capacidade de armazenar gordura, é a amplificação da celulite.

                                                    

                                                    

                                                                    

                                                                    topo