cabelos
Home obesidade Heart stress Food cabelos conselhos

  Os fios de cabelo são formações filiformes que brotam da pele do couro cabeludo, com uma parte livre chamada fuste , e uma parte que penetra na pele chamada raiz. Cada fio  de cabelo está implantado numa depressão da pele chamada folículo. A parte inferior da raiz, semelhante a um botão de flor chama-se bulbo pilífero e contém a papila, rica  em vasos e em terminações nervosas, que presidem à nutrição dos fios de cabelo.

De dentro para fora distinguem-se num fio de cabelo seccionado três camadas:

* medula;

* zona cortical pigmentado;

* cutícula.          

  Os cabelos devem a sua cor á presença de um pigmento, a melanina. Com o passar dos anos o pigmento tende a diminuir e os cabelos tornam-se brancos.

Depois de certo período de vida os fios de cabelo caem, chamam-se fios deixentes, forma-se então um novo fio que toma o lugar daquele que morreu.

Se a pele se mostra incapaz de formar novos fios de cabelo , temos então, uma queda definitiva, que leva à calvície, e que é devida a muitos factores (hereditariedade, desequilibro hormonal, falta de higiene, etc.).

Cancro: diminuir a queda de cabelo                                                                       

Os cabelos caem também por razões fisiológicas, uma média de trinta cabelos por dia durante a idade juvenil, a duração da vida de um cabelo é de cerca de três a quatro anos.

  Existem três tipos de couro cabeludo:

* Seco;

* Oleoso;

* Normal.

Deve-se usar um champô adequado para cada tipo de cabelo, não abusando das lavagens pois em excesso enfraquecem o cabelo visto que são necessárias cerca de 24 horas para que o cabelo fique totalmente seco, é essencial ter todos os cuidados necessários para ter um couro cabeludo saudável.

Existem vários problemas capilares que podem afectar o couro cabeludo, entre os quais destacamos um que afecta milhares de pessoas em todo o mundo;

  Caspa

A caspa é uma forma de dermatite seborreica , uma inflamação em que células mortas do couro cabelo se desprendem .Os casos mais graves afectam também a pele do nariz, atrás das orelhas ou das axilas e na área genital.

Pensa-se cumummente que a descamação se deve ao facto de as células do couro cabeludo envelhecerem com demasiada rapidez . Geralmente, as células mortas soltam-se do couro cabeludo quando a pessoa se penteia ou escova o cabelo .

Os investigadores sugerem que o responsável pelo problema é um fungo chamado Pityrosporum ovale.

Seja qual for a causa a  caspa não leva a perda de cabelo nem á calvície, a caspa surge em pessoas com o couro cabeludo seco ou oleoso, a caspa num couro cabeludo normal a caspa resulta provavelmente de pouco cuidado com o cabelo.

  Tratamentos alternativos:

* Aromaterapia

* Fitoterapia;

* Massagem;

* Terapia de relaxamento.

                                                               

                                                              topo