Make your own free website on Tripod.com

cabelos
Home obesidade Heart stress Food cabelos conselhos

  Os fios de cabelo são formações filiformes que brotam da pele do couro cabeludo, com uma parte livre chamada fuste , e uma parte que penetra na pele chamada raiz. Cada fio  de cabelo está implantado numa depressão da pele chamada folículo. A parte inferior da raiz, semelhante a um botão de flor chama-se bulbo pilífero e contém a papila, rica  em vasos e em terminações nervosas, que presidem à nutrição dos fios de cabelo.

De dentro para fora distinguem-se num fio de cabelo seccionado três camadas:

* medula;

* zona cortical pigmentado;

* cutícula.          

  Os cabelos devem a sua cor á presença de um pigmento, a melanina. Com o passar dos anos o pigmento tende a diminuir e os cabelos tornam-se brancos.

Depois de certo período de vida os fios de cabelo caem, chamam-se fios deixentes, forma-se então um novo fio que toma o lugar daquele que morreu.

Se a pele se mostra incapaz de formar novos fios de cabelo , temos então, uma queda definitiva, que leva à calvície, e que é devida a muitos factores (hereditariedade, desequilibro hormonal, falta de higiene, etc.).

Cancro: diminuir a queda de cabelo                                                                       

Os cabelos caem também por razões fisiológicas, uma média de trinta cabelos por dia durante a idade juvenil, a duração da vida de um cabelo é de cerca de três a quatro anos.

  Existem três tipos de couro cabeludo:

* Seco;

* Oleoso;

* Normal.

Deve-se usar um champô adequado para cada tipo de cabelo, não abusando das lavagens pois em excesso enfraquecem o cabelo visto que são necessárias cerca de 24 horas para que o cabelo fique totalmente seco, é essencial ter todos os cuidados necessários para ter um couro cabeludo saudável.

Existem vários problemas capilares que podem afectar o couro cabeludo, entre os quais destacamos um que afecta milhares de pessoas em todo o mundo;

  Caspa

A caspa é uma forma de dermatite seborreica , uma inflamação em que células mortas do couro cabelo se desprendem .Os casos mais graves afectam também a pele do nariz, atrás das orelhas ou das axilas e na área genital.

Pensa-se cumummente que a descamação se deve ao facto de as células do couro cabeludo envelhecerem com demasiada rapidez . Geralmente, as células mortas soltam-se do couro cabeludo quando a pessoa se penteia ou escova o cabelo .

Os investigadores sugerem que o responsável pelo problema é um fungo chamado Pityrosporum ovale.

Seja qual for a causa a  caspa não leva a perda de cabelo nem á calvície, a caspa surge em pessoas com o couro cabeludo seco ou oleoso, a caspa num couro cabeludo normal a caspa resulta provavelmente de pouco cuidado com o cabelo.

  Tratamentos alternativos:

* Aromaterapia

* Fitoterapia;

* Massagem;

* Terapia de relaxamento.

                                                               

                                                              topo