Make your own free website on Tripod.com

  Apesar da sua invencibilidade na batalha, a maior realização dos invasores arianos da Índia foi a composição dos Vedas ("Livros do Conhecimento"). Esta colecção de hinos e encantações rituais, conhecidos por mantras, era cantada durante sacrifícios ao panteão dos deuses arianos. Apesar de terem sido algo eclipsados por ensinamentos posteriores, os Vedas continuam a desempenhar um papel central na vida dos hindus dos nossos dias.
  Existem quatro
Vedas: o primeiro, o Rigveda, foi composto antes de 1200 a.C., tendo sido seguido pelo Samaveda, pelo Yajurveda e, finalmente, pelo Atharvaveda, que provavelmente foi escrito numa data muito posterior. Cada Veda é composto por duas partes: a Samhiti, em que são recitados os hinos ou mantras, e os Brahmanas, que contêm comentários. Os Vedas foram compostos para os diferentes tipos de sacerdotes brahmins envolvidos num sacrifício: os hotri, que oficiavam aos sacrifícios e recitavam as mantras do Rigveda; os udgatri, que cantavan os cânticos do Samaveda; os adhvaryu, que executavam os sacrifícios e entoavam as encantações do Yajurveda; e os brahmins, que controlavam o trabalho dos restantes e cantavam o Atharvaveda. Os não-brahmins não tinham acesso aos Vedas.
  Os
Vedas são notáveis pelo facto de tanto as suas origens como a perpetuação serem puramente orais. Os hindus pensam que não só o seu conteúdo mas também o som das palavras são sagrados. Os brahmins transmitiram os Vedas oralmente de geração para geração, até aos dias de hoje. O actual apelido dos brahmins, tais como Trivedi e Chaturvedi, indicam antigas responsabilidades sacerdotais. Os hindus acreditam que os Vedas foram revelados ou "escutados" (srutri), que não foram compostos por seres humanos e que o poder dos deuses se encontra nessas palavras reveladas. Como contêm as sílabas sagradas de que nasceram tanto os deuses como os mortais, os Vedas são considerados como anteriores ao Universo, teria sido criado a partir da sílaba sagrada Om.

O ESPÍRITO DA ÍNDIA | ÍNDIA | A CULTURA DO VALE DO INDO | OS «VEDAS» | AS ARTES DO IOGA
| Excursões de peregrinação

Back to main Page