Make your own free website on Tripod.com

diabetes
Home obesidade Heart stress Food cabelos conselhos

 

A diabetes é uma doença metabólica crónica em que o pâncreas não produz insulina ou não utiliza plenamente a que produz, desse modo, o organismo não consegue metabolizar adequadamente os hidratos de carbono e, em menor grau, as proteínas e gorduras.

A glucose (açúcar) acumula-se no sangue, e para libertar o organismo desse excesso os rins começam a eliminá-la através da urina.

Embora haja glucose excessiva em circulação, o cérebro e outros tecidos não conseguem utilizá-la. 

O organismo começa a decompor gorduras e protínas numa tentativa de fornecer uma fonte alternativa de combustível,resultando em graves desequilibrios bioquímicos.

Entretanto os altos níveis de glucose provocam lesões, em várias estruturas do organismo aumentando o risco de complicações como ataque cardíaco, cegueira, insuficiência renal, acidente vascular cerebral e dolorosor problemas de nervos.

Existem dois tipos principais  de diabetes:Tipo 1, em que cessa completamente a produção de insulina, e o Tipo 2 em que o organismo produz quantidades insuficiuentes de insulina ou é incapaz de a utilizar  plenamente.

O Tipo 1 também chamado insulino-dependente, ou juvenil, desenvolve-se em geral nos 1ºs 20 anos de vida quando o pâncreas deixa de produzir insulina.

Os sintomas  do Tipo 1 são: urinar frequentemente, perda de peso, sede excessiva, fraqueza, fadiga e fome.

O  Tipo 2  ou não-insulino-dependente~é mais vulgar em pessoas mais velhas com excesso de peso embora possa afectar pessoas de peso normal, surge mais lentamente que o  Tipo 1 e muitas pessoas têm a doença sem saber.

Para além dos sintomas do Tipo 1, o Tipo 2  tem sintomas como: infecções frequentes, cãibras, formigueiro, cicatrização lenta, impotência nos homense vaginite crónica nas mulheres.  

                                 

Convém fazer mais exercício que o habitual e dizer não a alimentos que o possam prejudicar.

                                                                   

                                                                  topo