Make your own free website on Tripod.com

colesterol
Home obesidade Heart stress Food cabelos conselhos

O colesterol é um lípido (substância gorda) que circula no sangue e é essencial para muitas funções vitais , como a formação de membranas das células e de certas hormonas .

Quando  os níveis de colesterol no sangue são demasiado elevados , pode desenvolver-se arteriosclerose - acumulação de depósitos de gordura  nas paredes das artérias- o que dificulta a circulação sanguínea nessas áreas e aumenta os riscos de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral (AVC).

Na circulação sanguínea, o colesterol e outros lípidos ligam-se às proteínas sob a forma de complexos chamados lipoproteínas, que se classificam conforme as diferentes fracções de colesterol.

As lipoproteínas de baixa densidade , ou LDL (low density lipoproteins), tendem a depositar colesterol  nas paredes das artérias, por isso as LDL são frequentemente designados por colesterol mau.

Por outro lado, as lipoproteínas de alta densidade, ou HDL (high density lipoproteins), são consideradas boas porque transportam o colesterol de volta ao fígado.

O fígado produz todo o colesterol de que o organismo necessita, não se sabe por que motivo algumas pessoas têm níveis de colesterol muito acima das suas exigências, mas conhecem-se alguns factores que contribuem para essa situação.

Um deles é uma dieta alimentar rica em gorduras saturadas, que, parece estimula o fígado a produzir mais colesterol .Os alimentos ricos em colesterol, como fígado e gemas de ovo também podem fazer os níveis de colesterol no sangue. Por vezes, existe uma forma hereditária e a doença, hipercolesterolemia  familiar, pode surgir na infância.

A diabetes ,as doenças do fígado e dos rins, a obesidade, o alcoolismo, o tabaco e o stress também estão relacionados com níveis altos do colesterol.

                                                       

                                                       topo